«Uma leitura difícil e pesada, mas necessária — porque retratar os absurdos vividos no Brasil durante a pandemia de covid-19 é difícil e pesado, mas extremamente necessário. A obra explica, unindo o rigor da ciência e a arte da comunicação, como o Brasil se tornou a capital mundial do negacionismo durante a pandemia de covid-19.»
Pedro Hallal, professor, educador físico e epidemiologista
"É mais simples escrever sobre fatos que aconteceram no passado, visto que o tempo nos permite um distanciamento por vezes necessário para reunir material e reflexões. Muito mais difícil é acompanhar os acontecimentos que farão parte da história conforme eles se desenrolam. Chloé Pinheiro e Flavio Emery trazem, neste livro, o resultado de uma ampla investigação jornalística sobre um dos temas de saúde mais tristes e relevantes da história recente do país. Jornalismo de alta qualidade."
Mariana Varella, cientista social e editora-chefe do Portal Drauzio Varella
«Mais do que um livro, um documento. Fatos, datas, citações que, se não fossem devidamente reunidas e documentadas, se perderiam entre desinformação e mentiras, correndo o risco de, um dia, alguém dizer que o governo nunca elevou a cloroquina a uma política pública de saúde, contrariando toda a ciência disponível, e tentando silenciar cientistas e jornalistas.»
Natalia Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência
«Um livro indispensável para que atuais e futuras gerações entendam o que acontece quando se deixa o poder na mão de pessoas sem amor ao próximo: doença, caos, corrupção e morte — aproximadamente, mais 669 mil mortos [entre março de 2020 e julho de 2022]. Inépcia, ganância, insensatez e psicopatia — eis os quatro cavaleiros do governo Bolsonaro no combate à covid.»
Ronaldo Bressane, escritor
«O mundo inteiro foi revirado pelo avesso por causa de um vírus. No Brasil, tem sido difícil entender as voltas dessa montanha-russa que já levou mais de 600 mil compatriotas. Os caminhos que levaram à demora na aquisição de vacinas, ao aumento assombroso na venda de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 e a um sem-número de escândalos com origem nas altas esferas do poder são, no mínimo, tortuosos e obscuros.
A jornalista Chloé Pinheiro e o farmacêutico Flavio Emery tiveram a coragem e a persistência necessárias para percorrer essa estrada. Com uma apuração extremamente cuidadosa e escrita clara — que consegue ser leve mesmo ao tratar de um delírio coletivo —, eles colocam em contexto os fatos que marcaram a pandemia no Brasil em seus dois primeiros anos. Se a experiência da pandemia foi a de estar a bordo de um trem fantasma desgovernado em meio à maior crise de saúde pública do século, Cloroquination é leitura essencial para entender como uma parte significativa do Brasil pulou de cabeça neste vagão.»
Meghie Rodrigues, jornalista freelancer de ciência e meio ambiente